sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Política dos vizinhos hipócritas


Política dos vizinhos hipócritas

Hoje em uma das conversas com minha mãe ao telefone, perguntei sobre a pós-política de Jardim do Seridó, como andava os ânimos dos seus vizinhos. Em especial sobre uma e seu comportamento durante as eleições – muda completamente a forma como se dirigir a minha família – talvez não a mim porque sabe da minha posição perante a qualquer partido, até porque política não me convém. Mas quando fiz a pergunta sobre como estava a relação entre ambas fiquei triste e ao mesmo tempo furioso pelas palavras da minha mãe. De todos os pecados capitais, a inveja é o pior. Infelizmente, em nossa família – a do meu pai – houve um tempo que existia uma inveja personificada, da qual nunca se deu bem com a maioria dos familiares, quiçá todos. Constantemente era motivo de discórdia. Até mesmo por querer viver a vida dos outros. E essa inveja personificada sempre teve certa implicância com a minha mãe, não sei se era inveja porque todos da família gostam dela ou se por algum motivo desconhecido por nós. Hoje graças a Deus esse “pecado capital” não faz mais parte da família, só existe a ligação por ter sido casada com um tio e como fruto desse casamento trouxeram ao mundo dois seres humanos, embora também nunca tive muito contato todo com eles. Mas como o foco aqui é falar de inveja, as palavras da minha mãe me doeram e me corroeram por dentro quando ela me disse da indiferença de sua “amiga”, e que a inveja personificada convivia por lá, ‘mas é assim, ela sempre teve inveja de nossa amizade, agora conseguiu pra ela’, completou.
O que mais me chateia nisso, é saber que tudo começou por causa de política. Mãe vota no candidato da oposição. Logo, ela e outros vizinhos, são uma espécie de nova raça para essas pessoas de mente pequena. Hipócrita seria a palavra mais correta, e como eles não sabem o significado, no dicionário Houaiss, pessoas hipócritas são pessoas de sentimentos fingidos, são dissimulados, FALSOS. Hipócritas porque passam pelo menos três anos antes das eleições sem olharem um pra cara do outro – quando não, até falando mal – e com a chegada do período eleitoral unem-se e tornam-se melhores amigos apenas por um partido que pouco se importa quem pouco se importa com seus eleitores, apenas o que convém a eles, ou seja, um voto. Digo isso, tanto pra um partido quanto pra outro. Política é o melhor exemplo de hipocrisia. Sei que um dos focos principais é colocar o nome de mãe numa roda de conversa para falarem mal dela. E me entristece saber dos tantos anos de amizades serem jogados fora por isso: um prato de política sebosa, suja, a qual estão se lambuzando. Então, já que minha mãe não tem coragem de dar a opinião dela pra isso tudo, eu tomo suas dores e dou a minha. Bando de hipócritas, falsos, estúpidos, sujos vocês se merecem. Falem mal dela, desejem até o mal – que não duvido não o terem feito – mas saibam do retorno a famosa lei da ação/reação. Exemplo disso: a inveja personificada, amiga de vocês, não é feliz, nem nunca soube o significado de felicidade. Ela não tem amor ao próximo, ela ama os bens materiais. Ama o dinheiro da pensão. Depende dos outros porque nem coragem pra trabalhar tem. É manipuladora – a sua cria que o diga. É pobre de espírito, nunca teve Deus no coração. Querem saber de mais uma opinião? Lamento vocês colocarem em primeiro plano uma cor de partido que só aparece a cada quatro anos enquanto uma amizade é eterna.
Quanto a minha mãe, sei que não importa a vocês... mas a mim sim, tomo, tomei e sempre tomarei as dores dela. Por mais que silencie e depois finja de nada ter acontecido, eu sempre lembrarei. Vai ficar aqui guardado na memória. Por mim, ela responderia da mesma moeda, não se juntando pra falar mal dos outros, mas sim sendo indiferente a vocês, pessoas estupidas, sujas, falsas, hipócritas.
E quanto ao candidato de vocês, é sempre necessário fingir que gosta de gente assim, mas isso é só até passar a política. Depois ele limpa-se com álcool pra não infectar.


Tibúrcio Valério

Nenhum comentário:

Postar um comentário