quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Complicações

Já fazia um tempo que eles se olhavam naquela festa. Ele com um olhar, timidamente, sedutor que atraia a garota. Ela mais audaciosa retribuía aos olhares do homem com um olhar mais intenso, sob seus cabelos. Até que se aproximou dele e sem qualquer sombra de vergonha afirmou:
- Você ainda não sabe, mas eu vou namorar com você hoje!
- Você tá querendo dizer que vai me namorar e não namorar comigo, não é isso?
- Tá, mas e o que isso tem a ver?
- O que tem a ver é que se você for namorar comigo, então ta se referindo ao fato de sairmos juntos, como amigos, para procurar alguém pra namorarmos. Você namora um cara e eu uma garota.
- Mas eu quero namorar com você...
- Ok. Então você deve dizer que quer me namorar e não namorar comigo.
- Caramba, que cara difícil você...
- Não sou difícil, também estou a fim de namorar você!
- Então vem namorar comigo.
- Droga! Será que não dá pra falar me namorar ou namorar-me?
- Hã?!?!
Mostrando-se irritada, a garota sai de perto do homem e volta pra pista e passa o fim da festa toda esnobando ele.
- Nossa, hoje em dia as mulheres são muito complicadas... Por isso que não quero um relacionamento sério com ninguém! Vai entender...

Tinho Valério

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Nossa Compreensão é Maliciosa.


- Ai, to nervosa!
- Tenha calma, vai ser tudo muito rápido...
- Não sei, fico meio receosa quanto a isso. Você sabe, eu nunca fiz e se o pessoal lá da rua souber vão ficar comentando! – Dizia a moça, nervosa.
- Acho que você não deve se preocupar sobre os comentários, isso é normal. Tem mulheres que não pensam em fazer isso, mas acho que toda mulher deveria ter essa experiência e depois, acaba acostumando.
- Sei lá, será que quando me virem vão perceber que tô diferente?
- Talvez... mas enfim, vamos deixar de conversa e vamos começar isso pra terminar logo.
- Ai... Será que vai doer?
- Só um poquinho, e depois, com o tempo você acostuma.
- Já que doi, certamente vai sair sangue. Acho que eu não quero mais não.
- Deixa de besteiras e deita já aí.
- Rô, pensando bem, acho melhor não. Vamos deixar pra outro dia isso.
- Que outro dia que nada, você me deixa nessa vontade toda e agora foge? Não, não, não.
- Mais você sabe, é a minha primeira vez...
- Daí que a primeira vez a gente nunca esquece. Deita aí!
- Ai, eu não quero. Tô com medo.
- Luiza pára com isso.
- Não seria melhor começar pela parte de traz?
- Vai doer mais, te aconselho logo pela frente.
- Senhor me ajude...
- Tira Deus dessa viu?
- Então comece logo essa depilação antes que eu desista e vá embora.
E assim foi, a Rosangela esquentou a cera e depilou a mocinha de quinze anos, pela primeira vez.

Tinho Valério

Pés Cansados Pobre Professor

Esses dias ouvindo as musicas do CD novo da Sandy Leah, me veio um momento de reflexão ao ouvir “Pés Cansados”. Como se sabe, a cantora e compositora em questão, é formada em Letras, e como todo curso de licenciatura plena, o estudante tem que passar pelo estágio supervisionado. Então, ao ouvir a música, percebi que a letra ao contrário do que muitas pessoas pensam, não foi escrita pra ser comparada a carreira dela como cantora, mas sim, a carreira de um professor, de preferência do ensino de rede pública. Quem já ouviu a musica deve ter percebido a mensagem que ela quer passar.
“Fiz mais do que posso”, todo professor faz o que pode, busca outras fontes, pesquisa, mas pra quê? Porque, nós, aspirantes a professores e os próprios professores, de anos de carreira, sabemos que a maioria dos alunos pouco se importam com o que vai ser apresentado e proposto a eles como forma de aprendizado, eles estão mais preocupados com a música nova do Justin Bieber, Lady Gaga entre outras coisas toscas que aparecem e que eles acham o máximo. Mas nós fazemos o que podemos, com direito a recuperação, prova especial, ré-ré, sem falar no conselho de classe. Engraçado que durante o ano todo eles pouco se importam em saber quem é o sujeito da oração, seu predicado e complemento, estão com outras coisas na cabeça, mas daí eis que chega o final de ano, notas bem amadurecidas, da cor do morango, e eles querendo aprender em poucos dias, o que repassamos em um ano praticamente e pior que às vezes, eles conseguem, superficialmente, mas conseguem, daí entra a questão “vi, mais do que agüento”. E de qualquer maneira, o sistema de educação no Brasil funciona da seguinte forma, o aluno tem que passar, então, na sei pra quê que existe essas outras provas, se o aluno acaba passando mesmo, como bem sabemos, é aquele famoso jeitinho brasileiro “Não, vamos dar um jeito aqui...” então acabamos passando o aluno e ele segue seu histórico escolar sem muito desenvolvimento intelectual, apenas notas. Logo, seguindo a música “e a areia nos meus olhos é a mesma...
Acho até que são nesses momentos que passa pela cabeça do professor, “depois de tanto caminhar, depois de quase desistir, os mesmo pés cansados voltam pra você”, seus pais bem que aconselharam pra seguir um curso de direito, medicina, mas nunca licenciatura. Mas você lutou contra tudo, fugiu do que era seguro, e cometeu esse grande erro, foi ser professor/estagiário numa escola pública – não pela profissão em si, já que quero deixar claro, é uma linda profissão, mas sabemos que não é valorizada. Valorizada mesmo é a profissão chamada “Político”, essa sim é valorizadissima, afinal esse novo reajuste salarial, foi muito justo. Pensando bem, os políticos deveriam ter tirado mais dos professores, já que são eles que formam um médico, um advogado, um dentista, outros professores, políticos ladrões, ou melhor, eles formam um cidadão, mas daí a escolha de ser político é do futuro ladrão, quer dizer, é do “cidadão”, porque um salário de quinhentos ou mil reais é muito pra uma pessoa que trabalha de segunda a segunda, que literalmente leva o trabalho pra casa, é muito. Acho até que é exagerado. Agora, uma profissão, dando como exemplo, de um deputado, essa sim tem muita coisa pra fazer, muito papel pra assinar, muito projeto pra por em vigor, sem falar no monte de viagens que eles fazem na primeira classe, quando não em seus jatinhos particulares. Isso sim, realmente é desgastante. “Mas num mundo sem verdade”
E a única forma de protesto dos pobres docentes, são as famosas greves que na maioria das vezes não leva a nada, porque um aumento de 5% ou 10%, não é nada em comparação aos 150% de aumento salarial dos ladrões, ou melhor, dos políticos. O pior, é que os professores se conformam e mais uma vez “meus pés cansados de lutar, meus pés cansados de fugir, os mesmos pés cansados voltam pra você...” e assim vai caminhando a educação. Realmente pra ser professor tem que sentir o chamado, não de Deus, porque tenho certeza que ele não concorda com toda essa roubalheira, mas sim, sentir o chamado do pó de giz, ou então o empurrão da falta de emprego bem remunerado e “sem medo de te pertencer...” encarar as salas de aulas e o desprezo da falta de alguns números consideráveis no salário do profissional na área da educação.

Tinho Valério

Decepções

Olá, meu nome é Rodrigo. Tenho 27 anos, solteiro, infeliz, administrador de empresas, e um fracasso em administrar corações. Minha vida, até o momento em que escrevo isto, sempre foi causada por decepções e acredito que daqui pra frente não será de outra forma. Engraçado como a nossa vida é maluca e com os nossos sentimentos nos confundem. Lembro-me como se fosse hoje, a primeira vez que me apaixonei. Como sempre fui um rapaz mais interessado em meus estudos do que numa vida social “normal”, só consegui dar meu primeiro beijo aos dezessete anos numa mulher de vinte e nove anos.
Tudo começou com a internet. Fui apresentado aos bate papos da vida e acabei conhecendo a Alice, uma mulher incrível, independente, muito importante no seu trabalho, sem falar em sua beleza, que me hipnotizava. Só encontrei um defeito nela, o fumo. Ela fumava bastante, mas quando se está apaixonado nem ligamos para coisas “mínimas”. Depois de algum tempo nos comunicando por e-mails e telefone, decidimos nos encontrar e aquilo foi meio assustador para mim, eu era um virgem, que até então, só conseguia chegar ao orgasmo batendo punheta, pelo menos, segundo alguns médicos, batendo punheta acabamos conhecendo melhor nosso corpo, então, aqueles banhos demorados de minha vida, valeram pra alguma coisa. Acabamos nos conhecendo, ela veio me pegar em seu carro, levou-me até o hotel a qual estava hospedada e, lá, foi onde perdi minha virgindade. Foi meio estranho, mas no fundo foi legal transar com uma mulher mais velha e mais experiente que acabou me ensinando umas coisas legais no sexo. No outro dia, foi minha primeira decepção amorosa, eu morrendo de amores, agora um “homem”, resolvi ligar pra saber o que ela tinha achado da noite. Telefone mudo, ninguém atendia. Ela desaparecera. Nunca mais tive noticias da Alice, durante alguns anos. Como diziam meus amigos, ela foi apenas uma “tiradora de cabaço”. Meses depois, acabei conhecendo a Michele, sobre ela eu costumo dizer que foi amor mesmo, acho que até hoje nunca consegui gostar de ninguém como gostei dela. A minha princesa, era assim que a chamava na intimidade, foi muito importante em minha vida porque me ensinou muitas coisas, inclusive a meu amadurecimento como homem, mas como morávamos em cidades distantes um do outro, nosso amor acabou não resistindo à distância, e infelizmente, ela colocou um ponto final ao nosso amor. Mais uma decepção amorosa em minha vida, eu amava demais a Michele, e acho que até hoje nunca consegui superar esse término. Sofri por bastante tempo. Em seguida apareceu a Gigi, só que havia um pequeno problema, ela tinha namorado, logo, eu era o outro na relação, mas até aí tudo bem. Pra mim era mais uma nova experiência, eu achava até divertido ser o outro numa relação. Engraçado é que ela chegou a me pedir pra não ficar com ninguém, eu até concordei, mas depois de refletir um pouco sobre ela ter um namorado e um amante, e eu só ser o outro numa relação sem poder ficar com ninguém, isso não me foi justo, então fiquei com outras pessoas, e ela até hoje nunca descobriu. Tempos depois ela terminou o namoro, aí ficou sem graça, eu deixei de ser o outro e virei o oficial, mas mesmo assim continuei o namoro, só que, do nada, ela surtou e terminou comigo. Com o fim desse relacionamento acabei nem sofrendo muito.
Como eu era um viciado em internet, e mais uma vez freqüentando os bate papos da vida, acabei conhecendo a Wal, menina linda. Às vezes comparo-a a Capitu do Betinho, tinha os olhos de cigana obliqua e dissimulada. Com apenas alguns dias de conversas, ela disse que me amava, e como fazia muito tempo que não recebia esse carinho de ninguém, logo me desarmei a um relacionamento, e entrei de cabeça nesse. Fiquei completamente apaixonado pela Wal, mas nosso namoro durou pouco, logo que ela entrou na universidade começou a ficar diferente. E num de nossos encontros, acabei descobrindo a traição, até hoje ela nega isso, e me jura de pés juntos que nunca me traiu. Enfim, foi mais uma decepção, e do tipo, corno Betinho, chifrado na incerteza. Depois da Wal, fiquei um tempo sozinho, querendo pegar todas, embora tenha conseguido pegar só algumas. Mas aí, apareceu em minha vida a Ericka, essa sim me amou mesmo, mas eu só fui apaixonado por ela porque dizem que paixão dura apenas três meses e foi o que a minha durou, depois desse tempo eu não conseguia mais ficar atraído a ela, e isso foi uma decepção para mim, porque pela primeira vez em minha vida tinha uma pessoa que realmente me amava e era disposta a qualquer coisa por minha felicidade, mas acabei traindo-a numa festa e resolvi por fim em nossa relação. Mas até hoje sei que ela pensa em mim. Traí a Ericka para ser traído pela Claudia. A minha gordinha linda, que embora meus amigos não gostassem dela, eu a adorava, estava muito apaixonado. Fiz loucuras por ela, menti no trabalho por ela, mas quando viajamos pra nos curtirmos, descobri que a Claudia era sapatão e a peguei num banheiro público ficando com outra garota, uma rapariguinha, na verdade. Isso me deixou arrasado, eu realmente gostava da Claudia, mas, nem tudo saiu como planejei e depois disso a Claudia morreu para mim. Nos dois últimos meses, conheci a Kiki num site de relacionamento, trocamos MSN e começamos a conversar frequentemente, todos os dias, depois por telefone também. Começamos a fazer planos de namoro, casamento, embora nunca tenhamos nos conhecido, mas estávamos planejando isso, ela viria nas férias do seu trabalho e ficaríamos juntos todo o tempo, só que o ex-namorado dela começou a circundá-la deixando-a confusa, e ela foi sincera comigo. Não dava mais, gostava de mim, mas tinha gostado muito do seu ex-namorado e agora ele queria voltar. Recebi essa informação quando acordei e olhei a hora no meu celular e lá estava a mensagem. Fazer o quê né? Decepções fazem e vão sempre fazer parte de minha vida. Qual será a próxima? Não saberei...

Tinho Valério